Além do óbvio: 4 canais de Cinema para acompanhar no YouTube

denirocinema

O YouTube é um grande oceano. Por isso, às vezes é comum que nosso foco permaneça apenas naquelas ilhas maiores, de terrenos mais conhecidos e onde já circula muita gente. Mas explorar é preciso. Quem sabe não podemos encontrar por aí algumas ilhotas com terreno tão (ou até mais) fértil que as mais conhecidas?

Deixando as metáforas de lado, é sempre legal encontrar por aí canais que tenham conteúdo interessante mas que, por algum motivo, não recebem tanta atenção do público. Acabei encontrando alguns desses canais nos meus anos de uso da plataforma e os listei abaixo, sem nenhuma ordem específica. Espero que gostem.

Fora do Padron

larissapadron

Conheci o trabalho de Larissa Padron, a criadora do canal, através do (finado) Podcast Cinema em Cena. Jornalista formada e com bastante experiência na área, Larissa já cobriu até o grandioso Festival de Cannes. O canal é recente, tem menos de um ano, mas já conta com um conteúdo muito bom. Larissa é uma apresentadora carismática, sempre dando seus pontos de vista de maneira bem fundamentada.

Gostei particularmente da série sobre o Oscar 2017 e também de um vídeo muito pertinente sobre a ausência de mulheres no meio cinematográfico. O único “porém” do canal, pelo menos por enquanto, é a falta de dinamismo dos vídeos, principalmente nos de maior duração. Sinto como se pudesse trocar de aba no navegador e ouvir apenas o áudio sem receio de perder algo importante – e às vezes eu realmente faço isso.

EntrePlanos

entreplanos

Este canal surgiu como o projeto de TCC de Max Valarezo, há cerca pouco mais de um ano e meio. De lá para cá foram dezenas vídeos sobre as mais diferentes temáticas relacionadas a Cinema e séries de TV. Max não esconde a inspiração em canais como os gringos Nerdwriter e Chris Stuckmann, e essa é uma das razões pelas quais seu canal funciona tão bem: ele fica de olho nos trabalhos de qualidade feitos por aí, adapta para algo com um toque próprio e lança para seus espectadores.

Embora tenha mais tempo de estrada que a recomendação anterior, acho que ainda dá pra dizer que o EntrePlanos é um canal recente. E talvez seja essa a razão do meu maior “problema” com o canal: a narração de Max, que por vezes soa exageradamente pausada e artificial. Sei que não deve ser nada fácil para ele, que, além de apresentar, também roteiriza e dirige os vídeos. E sim, eu também sei que inserir pausas no discurso é uma técnica de oratória elogiada por especialistas – é tudo uma questão de saber equilibrar uso da prática a uma maneira mais natural de falar.

CinemaScope TV

cinemascopetv

Braço audiovisual do site CinemaScope, o canal chamou minha atenção em primeiro lugar pelo vídeo sobre Limite, um clássico quase lendário do cinema brasileiro. Foi a partir dele que conheci o conteúdo do canal e gostei bastante do que vi. O CinemaScope, assim como outras indicações dessa lista, foge da discussão mais pop que gira em torno do cinema atualmente em favor de uma abordagem mais sóbria e didática, com destaque para determinados momentos históricos. Tenho certeza de que são necessárias muitas horas de estudo para que os apresentadores consigam dominar e transmitir conhecimento de maneira tão clara.

Estando na posição de quem estuda o assunto, posso dizer que o conteúdo do canal serve tanto para quem está dando os primeiros passos na história do Cinema quanto para quem já sabe alguma coisa e quer dar uma refrescada na memória. Além do já citado vídeo sobre Limite, recomendo também este sobre o Cinema Novo.

Pablo Villaça

pablovillaca

Como ele próprio menciona vez ou outra no Twitter, Pablo Villaça prefere manter suas argumentações cinematográficas em forma de texto escrito, então por isso o seu canal não tem uma periodicidade definida e nem é tão polido quanto outros falados aqui. Mas o que o destaca é mesmo o seu apresentador, que é um dos melhores críticos de cinema do Brasil.

As observações e os insights dele sobre os filmes analisados são de um detalhe raro de se encontrar na internet brasileira, e mais ainda no YouTube brasileiro. Deixo como recomendação a crítica dele sobre Alien: Covenant e esta ótima reflexão sobre a utilização da tecnologia 3D no Cinema.

Você pode curtir o Mente Sem Fio no Facebook e trocar ideia comigo pelo Twitter ou lá no Instagram.

Anúncios

Uma ideia sobre “Além do óbvio: 4 canais de Cinema para acompanhar no YouTube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s