Wi-Fi nos ônibus do Recife – Funciona?

wifionibus1

A situação da WiFi pública no Recife melhorou consideravelmente desde que toquei no assunto lá em 2013. Desde então, a prefeitura criou o projeto Conecta Recife e também instalou pontos de acesso sem fio em paradas de ônibus pela cidade. São serviços que possuem problemas, é verdade, mas considero algo melhor que o imenso vazio que havia antes.

Este ano foi tomado mais um passo no sentido de popularizar o acesso a internet sem fio no Recife: pontos de acesso dentro de ônibus. A novidade, que começou a ser testada em maio, deve estar presente em todas as linhas da cidade até dezembro. Confesso que não dei muita importância a notícia devido ao risco de roubo (mais sobre isso daqui a pouco), mas acabei decidindo arriscar quando entrei num coletivo da linha Setúbal/Conde da Boa Vista que oferecia a conexão em fase de testes.

wifionibus2

O ônibus tinha três adesivos anunciando a presença de Wi-Fi (um do lado de fora e dois dentro). Infelizmente, conectar meu smartphone na rede não foi tão fácil quanto os cartazes informaram. Uma, duas, três, quatro tentativas e tudo o que eu recebia era uma mensagem de erro. O que é estranho, pois não havia quase ninguém no coletivo. Mais estranho ainda foi o que aconteceu na minha quinta tentativa: sem mensagem de erro, consegui conectar sem a necessidade de cadastro. Nesse primeiro momento eu não pude testar a internet a fundo por conta da curta viagem que estava fazendo. O verdadeiro teste aconteceu mais tarde, num coletivo da mesma linha, numa viagem mais longa.

Dessa vez foi exigido o cadastro, concluído bem mais rápido que o do Conecta Recife. Preencher os dados parece ser apenas uma formalidade, já que, sem a exigência de informações mais específicas como CPF e número de RG, nada obriga a usuário a colocar seu nome verdadeiro. Curioso notar que havia duas redes dentro do ônibus, sendo que apenas a anunciada pelos cartazes exigiu senha.

Velocidade satisfatória

wifionibus3

Com uma viagem de quase uma hora pela frente, resolvi colocar à prova a conexão do ônibus. Para minha surpresa, tudo funcionou muito bem depois do cadastro: velocidade se manteve constante e pude assistir a vídeos em alta definição e baixar aplicativos, indo além da básica navegação em redes sociais.

Com o cadastro concluído, minha primeira ação foi baixar o SpeedTest para ter uma noção melhor da qualidade da internet. O resultado, como pode ser conferido na imagem, é satisfatório (ainda mais se tratando de algo grátis). Detalhe para a velocidade de upload ser mais alta que a de download, quando normalmente acontece o oposto em conexões domésticas. Fazendo uma comparação de cabeça com outros pontos de WiFi grátis da cidade, acredito que a internet do ônibus seja mais rápida e estável que a do Conecta Recife e também de alguns shoppings da cidade.

E os roubos?

20160531101349970999a

O Recife não é uma cidade segura para quem anda de ônibus. Caso os coletivos não façam parte da sua realidade diária, uma simples busca no Google dá uma boa noção do tamanho do problema. Tanto que, sempre que acontece algum anúncio relacionado a Wi-Fi pública por aqui, sempre surgem comentários brincando com o fato de que vai facilitar ainda mais a vida de quem rouba coletivos na capital pernambucana e arredores.

É uma situação infeliz e que de fato atrapalha o uso do recurso pelos cidadãos que precisam recorrer ao transporte público para locomoção. A Wi-Fi nos coletivos, por mais que seja uma boa ideia, fica ainda muito dependente da segurança pública para que seja aproveitada pelos usuários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s