Você sente vibrações fantasmas no seu celular? Há uma explicação científica para isso

smartphonebolso

É uma situação bastante comum: você está andando por aí, quando, de repente, sente (ou até ouve) seu celular vibrando. Mas então você pega ele e vê que não tem nenhuma notificação, nenhuma chamada perdida. Obra do além?

Na verdade, essa sensação tem até nome: é a Síndrome da Vibração Fantasma. E uma pesquisa recentemente divulgada pela Universidade de Michigan teve como conclusão que a ansiedade é a principal característica em comum entre as pessoas que sofrem da síndrome.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da universidade entrevistaram 411 estudantes que possuíam ansiedade afetiva ou então que evitavam o apego a outras pessoas. O resultado foi que o primeiro grupo, o dos ansiosos, relatou sentir muito mais vibrações fantasmas que o segundo grupo.

Esse, no entanto, não é o primeiro estudo do tipo. Outras pesquisas apontam que é mais comum sentirmos essas vibrações fantasmas quando estamos aguardando por uma ligação importante. O sentimento de antecipação faz com que o córtex cerebral interprete de maneira errada uma informação sensorial, por exemplo. Assim, o que simplesmente pode ser sua calça roçando na perna se passa pela vibração do smartphone que nunca aconteceu.

E quando falei lá em cima que essa situação é bastante comum, falei sério. Uma pesquisa de 2014 tinha a tal síndrome como assunto principal, e os responsáveis descobriram que praticamente todo mundo sente isso uma vez ou outra. Os pesquisadores também perceberam que existe uma ligação entre perturbação do sono, ansiedade e a Síndrome da Vibração Fantasma.

Já visitou a página do Mente Sem Fio no Facebook hoje? Você também pode trocar uma ideia comigo pelo Twitter!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s