3 dicas para melhorar sua experiência de uso no Facebook

facebookMSF

É bem provável que você tenha chegado até este post pelo Facebook. A rede social criada por Mark Zuckerberg é bastante presente na vida das pessoas que usam a internet de alguma forma. Somente no Brasil, 62 milhões de pessoas acessam o site diariamente. E, assim como uma visita que se alonga por tempo demais, esse convívio todo com a rede do tio Zuck acaba revelando muitos incômodos que você não havia reparado antes.

Mas estamos na internet, então quase sempre vai haver uma solução gratuita para qualquer que seja o problema. Por isso, listei abaixo três dicas de extensões para navegador que melhoram (e muito!) a experiência dos usuários no Facebook.

Kill News Feed

Disponível para Google Chrome e Mozilla Firefox

facebooknewsfeed

O vazio

Essa eu deixo ativada direto no computador de casa. Aliás, só a desativei para poder testar as outras duas extensões dessa lista. Como o próprio nome indica, a Kill News Feed mata o feed de notícias do Facebook. Isso é bastante útil pois evita que o usuário perca muito do seu precioso tempo rolando infinitamente para baixo. É ótimo para quem quer ser mais produtivo trabalhando no computador – e falando em produtividade, recomendo a leitura deste relato sobre como a ausência do feed de notícias impactou a vida do jornalista Fabio Bracht.

Vale dizer também que, ao ativar a extensão, todas as outras funcionalidades do Facebook continuam funcionando. Então você continua podendo ver suas notificações, visitar perfis de amigos, conversar e gerenciar suas páginas, por exemplo.

Friends Feed

Disponível para Google Chrome

friendsfeed

Tipo de conteúdo que essa extensão remove

Diferente do Kill News Feed, o Friends Feed mantém o tradicional feed de notícias do Facebook, mas com uma importante diferença: são exibidas apenas atualizações dos seus amigos e das páginas que você segue. Nada de sugestões de páginas ou de amizade no feed, e as propagandas praticamente somem. Esses elementos, quando aparecem, surgem do lado esquerdo da página, entre o feed e o bate-papo.

É uma versão mais “limpa” do feed de notícias, voltada para os usuários que gostam de ficar descendo a barra de rolagem, contanto que seja com conteúdo que lhes interessam. Tenho usado essa extensão nas últimas semanas e devo dizer que, realmente, a navegação pelo Facebook se torna mais agradável e menos invasiva.

Social Fixer

Disponível para Google Chrome

socialfixer

A gosto do freguês

Enquanto as duas extensões anteriores se limitavam a modificar o feed de notícias, a Social Fixer não tem vergonha e se propõe a mexer em todo o seu Facebook, se assim você quiser. Quer mudar o background de azul claro para branco? Pode. Quer baixar temas diferentes e mudar a aparência do Facebook? Pode também. As possibilidades são várias.

É possível fazer tanta coisa, aliás, que aprender todo o potencial da Social Fixer exige uma pequena (e pouco intuitiva) curva de aprendizado. Em minha experiência, recebi algumas mensagens de erro e algumas funções teimavam em não carregar – mas posso ser um caso isolado, já que encontrei muitos comentários positivos na internet.

Que tal curtir o Facebook do Mente Sem Fio? Você também pode vir trocar uma ideia comigo lá no Twitter!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s