The Leviathan – Trailer conceito traz baleia alien gigante (isso mesmo)

leviathan_robinson

Você com certeza já passou por essa situação: está lá vendo um trailer – seja no cinema, TV, computador ou whatever – e ele te cativa de uma maneira que, quando acaba, você só quer saber quando é que o tal filme vai sair. Aí entra naquele ritual de entrar no IMDb, procurar a página do filme na Wikipédia, coisa e tal.

Acontece que The Leviathan não tem data de lançamento – para todos os efeitos, ele é um filme que não existe. O trailer abaixo é o conceito criado pelo cineasta irlandês Ruairi Robinson com o objetivo de conseguir algum estúdio interessado em produzir o filme completo. Se eu fosse dono de estúdio, pode apostar que eu já teria enchido os bolsos de Robinson e mandado ele para o set de filmagem. Duvida? Então assiste aí ao trailer que a gente conversa logo em seguida.

Sensacional, né? Eu falei.

O vídeo impressiona logo de cara, mostrando uma base espacial sendo sobrevoada por uma câmera provavelmente acoplada a um drone. Com a atmosfera escura fica difícil definir, mas é possível perceber que Robinson optou por um bom uso de elementos físicos em tela – dessa forma, fugindo da mania de abusar de computação gráfica característica da ficção científica. Logo no início já temos a impressão de que o que estamos vendo é algo sólido – vai além do sentido físico e passa a sensação de que a ideia apresentada é concreta – algo importante para crermos que o projeto pode ser levado adiante e dar certo.

E a qualidade não cai mesmo quando o grupo de caçadores sai da nave para caçar o Leviathan. Aliás, a quantidade de detalhes que permeiam os 3 minutos e 38 segundos de vídeo é tamanha que é fácil alguém se enganar e achar que se trata de um filme realmente em produção. Ruairi Robinson, o homem por trás do projeto, tem no currículo uma indicação ao Oscar pelo curta-metragem animado Fifty Percent Grey. Por outro lado temos O Planeta Vermelho, único longa-metragem dirigido por ele até agora e que teve uma recepção bem morna da crítica.

leviathan_robinson2

Para quem curtiu o conceito do filme, o jeito agora é esperar. Vale lembrar que não faltam exemplos de filmes de começaram com vídeos menores para medir o interesse do público e dos investidores: em 2010 tivemos o caso do curta independente Mortal Kombat: Rebirth, que recebeu tanta atenção positiva que acabou gerando a web-série Mortal Kombat: Legacy. Outros dois exemplos mais recentes são Whiplash: Em Busca da Perfeição e Pixels: ambos surgiram primeiro como curtas antes de ganharem versões em longa-metragem.

O precedente existe, então basta ver se The Leviathan vai criar burburinho o suficiente para ganhar a tela grande. Lançado no YouTube no último dia 16, o vídeo já passou do meio milhão de visualizações. Quando mais falado esse filme for, maiores são as chances de algum grande estúdio se interessar em comprar a ideia. A minha parte eu já fiz, e você?

Atualização:

Mas que surpresa boa! Poucas horas depois desse post ir ao ar, sai a noitícia: The Leviathan ganha apoio de Simon Kinberg e Neill Blomkamp! Agora sim as chances de vermos esse filme na tela do cinema cresceram. Eles são figuras conhecidas em Hollywood – Kinberg está envolvido nos filmes mais recentes dos X-Men e Blomkamp é o diretor dos bons filmes Distrito 9 e Elysium.

O curioso é que, com o envolvimento de Blomkamp, vemos um ciclo se repetindo. Blomkamp se tornou um nome conhecido em Hollywood graças ao apadrinhamento de Peter Jackson (diretor da trilogia Senhor dos Anéis), que botou fé no talento do jovem diretor e ajudou a tornar o curta Alive in Joburg em Distrito 9, um dos melhores filmes de 2009. Muito bom vê-lo utilizando sua influência adquirida para ajudar outro cineasta a tirar suas ideias do papel.

Já conhece o Facebook do Mente Sem Fio? Tem posts exclusivos toda semana, curte lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s