3 vezes em que os brasileiros ficaram #chatiados com a zoeira gringa

brasileiro com raiva

Os brasileiros são um povo hospitaleiro, amigável, sempre sorridente, brincalhão, da terra onde tudo vira piada, onde a zoeira está a cada esquina e todos se divertem com isso. Quer dizer, menos quando a zoeira vem de fora: aí o bicho pega e os revoltados vão todos para a internet bradar aos quatro ventos que “isso não se faz”, que “é exagero” e “falta de respeito”

É o velho “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Brasileiros adoram tirar onda de si mesmos, de rir da própria desgraça. Acontece que quando um gringo decide entrar na brincadeira, as nossas reações tendem a ser as piores possíveis. Tipo quando…

1. Uns humoristas resolveram brincar com o estereótipo do “brasileiro turista”

Esse é bem recente e a polêmica ainda está rolando. O vídeo acima foi publicado pelo canal The Florida Men e imediatamente conquistou a ira dos brasileiros, que saíram escrevendo comentários raivosos em toda a internet. Entitulado “If Amerian Tourists Acted Like Brazilians” (“se os turistas americanos agissem como brasileiros”), o vídeo está apenas explorando um estereótipo para fazer humor, mas as pessoas estão se revoltando como se fosse um vídeo de quatro minutos dedicado a xingar as contribuições de Machado de Assis para a literatura.

O vídeo em si nem é tão engraçado. Mas sabe porque ele incomoda tanto? Mesmo fazendo uso de um estereótipo exagerado, o que ele retrata não deixa de ter um pouco de verdade ali escondida. Uma busca rápida no YouTube me trouxe dois vídeos de brasileiros fazendo muito barulho em terras estrangeiras (é o tal do “loud noise” que o pessoal do Florida Men aparece gritando). Não sei você, mas acho muito desnecessário ficar cantando em grupo uma música de auto-afirmação nacionalista apenas por estar em solo estrangeiro.

2. Sylvester Stallone fez uma piada e nenhum brasileiro entendeu

rambo thumps up

Um cara durão, de cara amarrada, que curte passar o tempo trocando tiros em alguma selva remota e detonando lutadores de boxe quando rola um intervalo. Essa deve ser a imagem que o brasileiro tem do Sylvester Stallone de uma maneira geral. Ele esteve aqui no Brasil para filmar algumas cenas do filme Os Mercenários em 2009. Numa entrevista sobre o assunto na Comic-Con 2010, ele falou o seguinte:

“Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’.”

Por conta da imagem totalmente errada que parecemos ter sobre ele, as pessoas devem ter imaginado que a declaração foi dada enquanto Stallone jogava bombas na floresta amazônica e disparava tiros em araras azuis.

Acontece que, na vida real, o ator é muito mais simpático que os personagens que costuma interpretar. Nunca parecendo preocupado, Stallone é feliz pelo sucesso que alcançou e é bem humorado em entrevistas, não sendo raro vê-lo fazendo piada ou alguma outra coisa engraçada. Leia o trecho desta entrevista com Robert Rodriguez onde o diretor fala um pouco sobre o eterno Rocky:

“Eu passei o dia com Stallone e meu estômago doía de tanto rir. Sempre fui um grande fâ dele mas nunca soube como ele era tão genuinamente engraçado ao vivo.”

3. Os Simpsons vieram ao Brasil e detonaram o Rio de Janeiro

Não é novidade pra ninguém que Os Simpsons é um seriado de comédia que satiriza qualquer coisa, principalmente o estilo de vida norte-americano. Bom, pelos não deveria ser novidade. A família amarela veio ao país pela primeira vez no episódio “Blame it on Lisa” (“A culpa é da Lisa”) e causou uma polêmica gigante. Para você ter uma ideia até o presidente da época, Fernando Henrique Cardoso, comentou o assunto dizendo que o episódio “trouxe uma visão distorcida da realidade brasileira”. A página da Wikipédia referente ao assunto é quase um texto acadêmico.

Autoridades do Rio de Janeiro temiam que o episódio pudesse prejudicar o turismo na cidade, já que nele são retratados muita criminalidade e falta de saneamento nas ruas, além de muitas favelas e macacos (sempre eles). Acho absurdo como uma série humorística de qualidade tão duvidosa quanto Os Simpsons tenha incomodado tanto as autoridades brasileiras – que teoricamente tem mais com o que se preocupar do que um desenho animado. O resultado dessa confusão foi que o Brasil virou motivo de chacota frequente do seriado. Confira esse trecho retirado da Wikipédia que registra algumas outras zoeiras dos Simpsons sobre nosso país tropical:

  • Em “The Regina Monologues”, Homer menciona que gostaria de voltar ao Brasil, mas que “o problema com os macacos está piorando”;

  • Em “Mr. Spritz Goes to Washington”, Krusty revela que o macaco que se apresenta em seu programa, Mr. Teeny, é um imigrante em situação ilegal vindo do Brasil cujo tio é “macaco-chefe na Empresa de Turismo”;

  • Em “The Wife Aquatic”, Lisa menciona que Barnacle Bay é o lugar “mais nojento” em que a família já esteve, “depois do Brasil”. Na dublagem em português do episódio, a frase foi omitida.

  • Em “The Helter Shelter”, a família, por estar sem casa participa de um reality show no qual eles têm que se adaptar a uma casa sem tecnologia alguma, porém eles se adaptam e para levantar a audiência eles jogam a casa onde eles estão no Rio Amazonas.

  • Em “You Don’t Have to Live Like a Referee”, episódio dedicado a Copa do Mundo FIFA de 2014, a família Simpson viaja novamente ao Brasil, onde Homer se torna um árbitro de futebol e ficará tentado se envolver com pessoas interessadas em comprar os resultados dos jogos.

Toda aquela preocupação foi em vão: quem em sã consciência deixaria de visitar um país por causa de um episódio de uma série? Sem falar que só no ano passado os turistas estrangeiros gastaram 6,9 bilhões de dólares no Brasil. Preocupação à toa, a gente vê por aqui.

Anúncios

2 ideias sobre “3 vezes em que os brasileiros ficaram #chatiados com a zoeira gringa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s