Recife Frio | Curta apresenta um cenário fictício que não poderia ser mais real

recife-frio-cartazE se, de repente, a cidade do Recife fosse tomada por uma onda de frio que durasse meses? Essa é a proposta de Recife Frio, curta-metragem lançado em 2009 e que foi dirgiido e escrito por Kleber Mendonça Filho.

O filme segue o estilo do mockumentary (ou falso documentário), no qual uma equipe de TV estrangeira vem ao Recife mostrar como a população local, acostumada a temperaturas tropicais, está lidando com o súbito frio. É através dessa sinopse ficcional que Kleber Mendonça Filho arranja espaço para as críticas que tem à cidade que ama e às pessoas que nela vivem.

O “frio” no título do filme não se refere apenas às baixas temperaturas nas quais a cidade se encontra. O adjetivo também é direcionado aos próprios recifenses, algo que fica bastante evidente em duas cenas específicas. Uma delas retrata a verticalização que a cidade vem sofrendo nos últimos anos, tendo sua paisagem gravemente modificada pela simples vontade das construtoras. Outro trecho fala dos shoppings, que de acordo com o filme, é para onde todos vão em busca de lazer graças ao mau tempo.

Há ainda uma relação entre esses dois trechos com o constante medo da violência: as pessoas se cercam em prédios com medo dos “perigos” das ruas – a mesma razão pela qual somente procuram lazer dentro das sólidas paredes dos centros de compras.

Contando ainda com uma montagem hábil (feita pelo próprio Kleber em conjunto com Emilie Lesclaux, que está sempre procurando conectar as cenas das diferentes situações a algo em comum (uma imagem, uma palavra, uma música), Recife Frio é uma ficção científica legitimamente pernambucana, que traz mensagens para o mundo inteiro ver.

O curta-metragem completo está disponível abaixo. Bom filme!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s