Aécio, Dilma e Marina – O que os sites de busca dizem sobre os candidatos?

urna-eletronica-eleicoes

Com as eleições acontecendo já no próximo domingo, é mais que natural que os eleitores do nosso Brasil varonil procurem saber mais sobre as pessoas candidatas a governar o nosso país pelos próximos quatro anos. A disputa está acirrada, e surgem ataques de todos os lados, mirando um ou outro candidato (normalmente, aquele que está à frente das pesquisas).

E a maneira mais rápida que as pessoas têm de procurar saber das coisas, é, claro, através da internet. É aí que entra o Google e seus companheiros menos famosos, o Bing e o Yahoo Search (antigo Cadê, lembra dele?).

sao_google

Esse daí já fez mais milagre que muito santo verdadeiro

Muitas das pessoas que vão estar em pé em filas no próximo dia 05 de outubro fazem uso dessas ferramentas maravilhosas que a internet nos proporciona para sanar de vez as dúvidas e definir para qual candidato seus votos irão. As dúvidas vão das mais normais às mais estapafúrdias. Vamos a elas!

Obs. : Os candidatos estão listados em ordem alfabética.

Obs. 2: Não vou votar em nenhum dos três candidatos listados.

Aécio Neves

aécio_neves_hangloose

Manja a atitude de surfista do homem

É seguro afirmar: o Brasil não terá o candidato mineiro como presidente pelos próximos quatro anos. Também, pudera – ele está envolvido em tantos escândalos que fica meio impossível criar uma imagem de bom moço para o presidenciável. E toda essa propaganda negativa, claro, reflete nas sugestões de busca.

Tanto no Bing quanto no Yahoo Search, as sugestões de busca são, no mínimo, perigosas, já que estão tratando de um sujeito que se julga competente o bastante para governar um país.

bingaecio

yahooaecio

“Aécio neves cocaína” é a primeira sugestão do Bing, e a segunda do Yahoo Search (o que ainda não é boa coisa, considerando que a primeira é “aécio neves corrupto”). E os termos negativos continuam: “aécio neves cheirador de pó”, “aécio neves bêbado” e “aécio neves drogas” se juntam a sugestões mais neutras, como “aécio neves propostas” e “aécio neves jornal nacional”.

Isso sem contar as menções ao aeroporto em Cláudio, construído nas terras de um parente do candidato. É realmente espantoso que um candidato ao cargo político mais alto do país seja associado a tantas palavras negativas. Aliás, não sei o mais espantoso é isso ou o fato de que tem muita gente ainda pensando em votar nele.

Por outro lado, o Google resolveu pegar mais leve mais leve com o candidato do PSDB.

googleaecio

Sem citação ao consumo exagerado de álcool ou de drogas. Entram novamente o “aécio neves jornal nacional” e o “aécio neves aeroporto”, um indicativo de que o caso do  “Aécioporto” (como vem sendo chamado pela oposição) teve grande repercussão, apesar dos esforços feitos para abafar o caso.

Dilma Rousseff

dilma_careta

“E esse imposto aí, dá pra aumentar?”

A atual presidente da República é a mais atacada entre os candidatos de 2014. Isso, aliado ao fato de que ela é do PT, faz com que ela se torne alvo de uma enxurrada de críticas (por vezes, caluniosas). O Yahoo Seach foi o buscador que sugeriu os resultados mais agressivos à senhora Rousseff:

yahoodilma

Como dá pra ver na imagem acima, o terceiro resultado já aponta para “Dilma Rousseff terrorista”. Outras sugestões, mais abaixo, também não indicam nada de muito positivo: “dilma rousseff ficha criminal”, “dilma rousseff é acusada de”, “dilma rousseff vaiada”. Mas os que considerei mais curiosos foram “dilma rousseff e lesbica” (nessa grafia mesmo) e “dilma rousseff pelada”. O primeiro indica que muita gente ainda acha difícil aceitar que uma mulher solteira chegar num cargo tão alto (ou o mais alto, nesse caso), sem um homem ao lado. Logo, a conclusão mais fácil é achar que ela é lésbica. Já quanto ao “pelada”, acho que não preciso nem comentar.

No Bing, a primeira sugestão aponta: “dilma rousseff terrorista”. Enquanto o Google exibe sugestões mais neutras (como o sempre presente Jornal Nacional):

bingdilma

googledilma

O curioso, aqui, é não haver nenhuma menção à economia, assunto bastante comentado nos últimos quatro anos. Será que o povo brasileiro não está preocupado com isso?

Marina Silva

marina_silva_careta

Minha cara quando chego na parada e meu ônibus acabou de passar

Pela primeira vez na história da política brasileira, uma eleição está sendo decidida entre duas mulheres (sorry, Aécio). Marina teve uma subida exponencial quando se tornou oficialmente candidata, após a trágica morte de Eduardo Campos. Ela passou Aécio Neves com facilidade e agora luta com Dilma pelo primeiro lugar nas pesquisas. Sendo assim, ela é um alvo constante de Aécio (que quer de volta seu lugar de segundo colocado) e está sempre na mira de Dilma (que quer encerrar logo esse cabo de guerra pelo 1º lugar).

Curiosamente, os buscadores utilizados pelo Instituto Mente Sem Fio de Pesquisas Eleitorais® não apontaram nada de grave em relação à presidenciável nas sugestões. Vejamos o Google:

googlemarina

Das quatro sugestões que o Google oferece, uma é bastante genérica (“marina silva 2014”), outra atrasada (“marina silva vice”) e outras duas sobre a religiosidade da candidata. Marina, evangélica assumida, volta e meia está envolvida em polêmicas por causa disso. A preocupação de muitos brasileiros – demonstrada pelas sugestões do Google – é bastante pertinente pois Marina já deixou suas convicções religiosas interferirem em seus deveres públicos em mais de uma oportunidade.

yahoomarina

No Yahoo Seach, a situação é um pouco diferente. Parece que as pessoas que usam esse buscador são um pouco mais desinformadas, e querem saber, afinal, quem é Marina Silva. Fora principalmente as buscas “marina silva novo partido” e “marina silva numero” que me fizeram crer nisso.

bingmarina

Já no Bing, o ignorado (mas bem bonito) buscador da Microsoft, temos o mesmo “e acusada de” visto em Dilma,e a volta do “marina silva e evangélica”. De novo, a questão da religião. Acredito que a religião de uma candidata nunca tinha ganho tanto destaque na mídia – uma ótima oportunidade para trazer de volta a questão da laicidade do estado brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s