5 ficções científicas para ficar de olho em 2014

Edge-of-Tomorrow-jupiter-ascending

A ficção científica é sempre um gênero recorrente no cinema. E parece que este ano as estrelas se alinharam para trazer vários filmes do gênero às salas de exibição. Selecionei alguns, os cinco que você não pode perder em 2014. Tem filmes inéditos, continuações e reboots. Confere comigo:

Interstellar                                                                                                                              Estreia no Brasil: 7 de novembro

Esse eu sou suspeito para falar, já que sou fã dos filmes de Christopher Nolan. Ele é o tipo de que se dá bem quando trabalha com material alheio (veja só o que ele fez na trilogia do Batman), e arrasa quando cria tudo do zero – como esquecer o incrível A Origem? Então, é mais que natural ficar empolgado quanto ele anuncia que seu próximo projeto envolve teorias científicas loucas desenvolvidas por Kip Thorne, físico especialista na Teoria da Relatividade.

Pouco se sabe sobre a história, apenas que o filme vai acompanhar um grupo de exploradores que entram num buraco-de-minhoca e acabam chegando a uma realidade alternativa. O protagonista será interpretado por Matthew McConnaughey, que acabou de ganhar o Oscar de melhor ator por Clube de Compras Dallas. No elenco ainda temos nomes como Anne Hathaway e Michael Caine, que já colaboraram com Nolan em outras produções. Interstellar tem apenas um trailer lançado, e o que mais gosto nele é que nada da trama é revelado!

O Destino de Júpiter                                                                                                               Estreia no Brasil: 8 de agosto

Os irmãos Andy e Lana Wachowski nunca mais tiveram grande aceitação do público depois que a trilogia Matrix acabou em 2003. De lá para cá foram dois filmes. Speed Racer (2008), coitado, considero um dos filmes mais incompreendidos da história do cinema. O objetivo dos irmãos era fazem um filme simples e divertido, uma verdadeira homenagem ao anime original dos anos 60 – mas as pessoas não aceitavam nada que não pudesse ser rotulado como “genial” da parte deles. Já A Viagem (2012), acredito ter sido imcompreendido pelo motivo oposto: os espectadores o acharam complicado demais! Considero ambos bons filmes.

E então, este ano teremos O Destino de Júpiter, mais uma aposta dos Wachowski no campo da ficção científica. A história gira em torno de uma jovem humana que luta pela vida e pela liberdade após descobrir que é alvo da Rainha do Universo (sim, com maiúsculo mesmo). A estrutura me lembrou um pouco Matrix – um pessoa comum descobrindo ser parte de algo maior, agora tendo que lutar contra um sistema opressor. Me parece promissor. Com Mila Kunis, Sean Bean e Channing Tatum.

No Limite do Amanhã                                                                                                               Estreia no Brasil: 30 de maio

Tom Cruise pode ter umas atitudes estranhas de vez em quando, é verdade. Mas para um astro mundial e já estabelecido na indústria, até que ele toma certos riscos interessantes na escolha dos papéis. Ou vai dizer que você imagina Brad Bitt interpretando alguém como Les Grossman? Pois é. E ano passado ele interpretou o protagonista do decente Oblivion, ficção científica que era apenas o segundo filme do ainda pouco conhecido diretor Joseph Kosinski.

Agora ele volta em outro filme do gênero na companhia de Emily Blunt, e dirigido por Doug Liman. O filme conta a história de um soldado que é morto durante uma guerra alienígena e é obrigado a reviver o dia de sua morte várias vezes. Dessa vez a aposta de Cruise parece mais segura: Liman é o responsável por A Identidade Bourne, filme que deu início à trilogia de sucesso estrelada por Matt Damon. Mas por outro lado, ele também dirigiu o fraco Jumper e o apenas razoável Sr. & Sra. Smith… De qualquer forma, quem curte exoesqueletos e batalhas futuristas estará bem servido.

Guardiões da Galáxia                                                                                                               Estreia no Brasil: 31 de julho

 Este será o segundo filme da Marvel Studios que veremos no cinema este ano. Antes dele teremos Capitão América – O Soldado Invernal em abril. Mas enfim, voltando à história espacial: o filme acompanha a equipe de extra-terrestres formada por Groot, Rocket Raccoon, Drax, Gamora e Senhor das Estrelas, que precisam impedir ameaças antes que elas aconteçam. Pelo que vi no trailer, eles começam como um bando de foras-da-lei e depois passam para o lado “do bem”.

Até agora apenas esse trailer foi divulgado, e fiquei com uma má impressão. Em vez de aproveitar o clima épico que as aventuras espaciais oferecem, parece que o filme vai seguir a linha da “ação engraçadinha” vista nos primeiros filmes do Thor e Homem de Ferro. Tem mesmo que ser assim? Pensei que a Marvel já tivesse passado dessa fase. De qualquer forma é só um trailer, e o bom elenco formado por Zoe Saldana, Vin Diesel, John C. Reilly e Bradley Cooper deve significar alguma coisa.

Planeta dos Macacos: O Confronto                                                                                            Estreia no Brasil: 25 de julho

Planeta dos Macacos: A Origem fez tanto barulho quando foi lançado que eu quase me sinto culpado por não tê-lo assistido ainda. E agora vem a sequência com o tipo de trailer que eu gosto: instigante, que sabe estabelecer uma situação, mas sem entregar cenas do filme. É assim que se faz! Em O Confronto, como o o próprio nome já diz, vamos acompanhar a batalha entre os humanos e a nação de super-macacos comandados por César (mais personagem de Andy Serkis criado em computação gráfica).

O novo filme segue a mesma linha de sucesso que consagrou seu antecessor. Vale lembrar que essa foi a segunda vez que tentaram reiniciar a franquia. A primeira aconteceu em 2001, com O Planeta dos Macacos. Dirigido por Tim Burton, a produção reconta a história do primeiro filme da franquia, de 1968 – não funcionou, então a abordagem “de origem” foi tomada. Deu certo: além de O Confronto, um terceiro filme já está confirmado para 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s