Conheça 2 hoverboards da vida real

hoverboarda-backtothefuture

A internet entrou em polvorosa quando há alguns dias o vídeo de um hoverboard funcionando foi divulgado na web. Apesar de claramente falso, muita gente acreditou por causa das personalidades que falam sobre o “produto” – entre elas, a lenda do skate Tony Hawk e Christopher Lloyd, o próprio Doc Brown da trilogia De Volta Para o Futuro. A situação só foi resolvida quando o site Funny of Die assumiu a autoria da pegadinha e liberou um pedido de desculpas.

Será que o sonho de termos hoverboards funcionais acabou? De certa forma, não. O vídeo do HUVr não passou de uma pegadinha bem elaborada, mas já exisitiram tentativas reais de criar pranchas com seres humanos em cima. O primeira deles é bastante antigo: data dos anos 50!

O hoverboard da marinha norte-americana

O ano era 1955. A marinha dos Estados Unidos mostrou pela primeira vez ao público o veículo-conceito Flying Platform, que nada mais é do que um hoverboard grande e desengonçado – como muita coisa da década de 50. Ele funcionava da seguinte maneira: um conjunto de propulsores voltados para o chão giravam em sentidos contrários, levantando o veículo e o piloto do chão.

Infelizmente, o projeto foi abandonado pois a marinha não o considerava prático em combates, que era muito pequeno, lento e não voava muito alto. Realmente uma pena. O quão avançada essa tecnologia estaria se a marinha não tivesse descartado a ideia? Só podemos sonhar.

O hoverboard de Nils Guadagnin

O artista francês Nils Guadagnin deve ser um sujeito com muito tempo livre. Ele não apenas recriou o hoverboard de De Volta Para o Futuro II, como também fez com que ele de fato levitasse. Ele conseguiu esse feito através de eletromagnetismo, e utilizando um sistema de estabilização a laser para manter a prancha flutuando.

O lado negativo é que o hoverboard só funciona se ninguém estiver em cima. Se alguém pôr os pés, ele cai no chão e fica imóvel que nem uma tábua de carne. Mas imagina se alguém resolve pegar a ideia do cara e investir pesado? Só penso nas possibilidades…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s