Seria J.K. Rowling… Uma farsa?

jkrowling

A história de J.K. Rowling, criadora da série Harry Potter, é bastante conhecida. Ela, desempregada e com uma filha pra criar, tinha em Harry Potter a esperança de uma vida melhor. Depois de muito esforço conseguiu a publicação, e daí foi só sucesso: vieram mais seis livros, além de oito filmes, um parque temático e incontáveis produtos relacionados. A história de Rowling é um belo exemplo de como dar a volta por cima das situações difíceis da vida.

Acontece que nem todo mundo acredita nisso. A cineasta norueguesa Nine Grunfeld afirma que tudo não passa de uma armação. Para ela, a “indústria Harry Potter” foi cuidadosamente arquitetada pela Warner Bros. e pela Bloomsbury, editora que publica os livros de Rowling no Reino Unido. Será que existe alguma verdade nisso?

harry_confused

Eu acredito que não. Mas ainda assim é interessante observar os pontos levantados pela diretora. Grunfeld afirma que não seria possível uma pessoa só criar uma série de livros tão longa e cheia de detalhes em tão pouco tempo. Na opinião dela, os livros foram escritos por um grupo de escritores anônimos contratados pela Bloomsbury e depois publicado sob o pseudônimo “J.K. Rowling”. Vale dizer que isso já aconteceu mais de uma vez no mundo literário. Um caso famoso é o da personagem Nancy Drew. Todos os livros dela são assinados com o pseudônimo Carolyn Keene, uma mulher que nunca existiu – na verdade, quem escrevia os livros eram autores anônimos contratados pela produtora Stratemeyer Syndicate.

ron_confused

A diretora vai ainda mais longe para tentar confirmar sua tese: a mulher que todos conhecemos como J.K. Rowling seria na verdade uma atriz contratada para dar um rosto e uma figura que pudesse ser admirada pelos leitores. Nem precisaria dizer o esforço hercúleo que seria necessário para fazer com que um esquema desse tipo funcionasse, mas vamos fazer um exercício de imaginação mesmo assim. Supondo que a tal “atriz” tivesse sido contratada em 1997 (ano da publicação de A Pedra Filosofal), significa que há 17 anos existe uma mulher assumindo uma farsa que influenciou milhões de pessoas no mundo inteiro. E não apenas essa mulher, aliás. Toda a sua família e amigos também teriam que ser atores contratados e treinados para não dar seque uma pista da verdade ao longo de quase vinte anos. Seria trabalho demais. Se Harry Potter tivesse sido mesmo encomendado pela Warner, teria sido muito mais prático admitir logo que a série foi escrita por ghostwriters.

Ainda vale lembrar que, como uma das pessoas mais famosas do Reino Unido, Rowling é constantemente assediada. Tanto que já precisou até mudar de casa. Será mesmo que uma pessoa vigiada tão de perto por tanta gente conseguiria esconder um segredo tão grande? Ela nem sequer conseguiu esconder que tinha escrito O Chamado do Cuco! Quanto mais eu penso, mais essa teoria se torna absurda.

hermione_confused

Harry Potter foi (e ainda é) um fenômeno cultural raro de se ver. É uma daquelas ideias que saem da cabeça de uma pessoa só e dominam o mundo, tal qual George Lucas fez com Star Wars. Difícil de acontecer? Com certeza. Mas não é impossível! Imagino o que se passa na cabeça de pessoas como Lucas e Rowling, criadores de fenômenos culturais que provavelmente irão durar para sempre. Aí está uma sensação relegada a apenas um pequeno número de mortais.

Bonus Round: Mas afinal, quem é Nine Grunfeld?

carmen_sandiegoEu pesquiso muito sobre qualquer coisa que escrevo aqui no Mente Sem Fio. Pesquiso sempre em mais de uma fonte, faço double check, triple check. E digo uma coisa pra vocês: essa história de Nine Grunfeld está me deixando com uma pulga atrás da orelha até agora.

Isso porque os rastros dessa mulher na internet são praticamente nulos. Encontrei a menção mais antiga ao nome dela nesta notícia de 2005 do jornal norueguês Aftenposten, que também fala sobre as teorias amalucadas da mulher sobre Rowling. Esse texto, de autoria da jornalista norueguesa Nina Berglund, cita algumas partes do artigo original de Grunfeld – que supostamente foi publicado no mesmo jornal – e revela alguns detalhes sobre sua vida. Lá pela metade do texto é dito que o pai dela é um psiquiatra condecorado pelo rei Haroldo V da Noruega. Nesse mesmo parágrafo ficamos sabendo de Grunfeld fez um documentário “muito aclamado” sobre a juventude do seu pai, um judeu que fugiu da Eslováquia para o Noruega nos anos 1930. E aí está um dos maiores furos dessa história toda.

paragrafo

Quer ver maior? É só clicar 😉

Sabe o que acontece com documentários “muito aclamados”? Eles se tornam conhecidos. Eles são exibidos em festivais, pessoas ouvem falar deles e pode ter certeza de que seus realizadores vão ganhar páginas no IMDB, o maior compêndio sobre cinema do mundo. No entanto, uma busca por “Nine Grunfeld” no site revela ZERO resultados exatos. E olha que o IMDB tem certas obscuridades que não fariam falta pra ninguém. E ainda sobre o texto assinado por Nina Berglund, nele não há qualquer menção sobre o nome do pai de Grunfeld ou o título do filme. No mínimo estranho, para um filme “muito aclamado”…

Já que o IMDB não ajudou, deve ter alguma coisa no Google, certo? CERTO? Pén, errado. Quase a totalidade dos resultados para “Nine Grunfeld” falam apenas das suas declarações sobre J.K. Rowling. O restante ou foge completamente do assunto ou falam da escritora Nina Grunfeld, que apesar de quase xará, não relação com a cineasta norueguesa. Nina é uma escritora, jornalista e empreendedora britânica – e ao contrário de Nine, pode ser facilmente encontrada em buscas do Google.

Depois de muito procurar, encontrei uma resposta mais ou menos satisfatória num texto do Yahoo. Em sua conclusão, o autor afirma que há uma grande chance de toda essa história sobre “a falsa J.K. Rowling” ter sido obra do jornal Aftenposten para ganhar mais fama na internet. E parece ter dado certo: quantas vezes você já ouviu falar nesse jornal? Eu mesmo só soube que ele existia quando fiz pesquisas sobre o assunto para escrever aqui. Ao tentar revelar a mágica por trás de J.K Rowling, o Aftenposten provou ser nada menos que um truque barato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s